Was this page helpful?

Comunidades Imigrantes

Esta página não pode ser editada. | Histórico
  • O conteúdo desta página não pôde ser carregado.
  • O conteúdo desta página não pôde ser carregado.
Conteúdo
sem cabeçalhos

imigrantes(1).jpg

 

A abolição da escravatura, em 1888, fez com que muitas atividades que eram realizadas pelos escravos ficassem sem mão-de-obra. Deste modo houve um incentivo para a imigração, o que permitiu a entrada de trabalhadores estrangeiros tanto no meio rural quanto no urbano.
 
Os imigrantes que primeiro aportaram para o Brasil vinham como “braços”, mãode-obra para a lavoura cafeeira. Foi São Paulo que, no final do Império e início da República, período de transferência da mão-de-obra escrava para a assalariada, assume o encargo de prover a mão-de-obra assalariada, canalizando vastos recursos para subsidiar a imigração de trabalhadores estrangeiros. 
 
Primeiro vieram os italianos, depois os espanhóis e portugueses e também japoneses. A cidade de São Paulo, sendo o ponto natural de passagem de tudo e de todos os que vinham do exterior, retinha uma parte dos que por ela transitavam. Em 1874, de 424 imigrantes subvencionados, 198 permaneceram na Capital. Em 1883, de 3995, 1332 nela ficaram.
 
A família do imigrante nórdico Jacob Jensen, afirma-se que foi umas das primeiras famílias a morar no bairro do Monte Cabrão embora não haja registros comprobatórios.
 
A origem do nome remonta ao monte com topo arredondado, ao redor do qual nasceu o povoado que possui cerca de 600 habitantes que residem em uma área de 631, 5 mil m2.
 
Jacob Jensen fixou residência no local por volta de 1899 e 1900. É muito provável que a região já fosse área de passagem desde os primórdios da colonização portuguesa, no século XVI.

Fonte: O Material Contido nesta Página é proveniente do PLANO DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL SISTEMA VIÁRIO DA MARGEM DIREITA DO PORTO DE SANTOS coordenado pela Responsável Técnico Científica L.D. Dra Erika Marion Robrahn-González.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Was this page helpful?
Marcadores (Editar marcadores)
  • No tags
Estatísticas da página
0 view(s), 0 edit(s) and 0 character(s)

Comentários

Faça o login para escrever um comentário.

Anexar arquivo

Anexos

ArquivoTamanhoDataAnexado por 
 imigrantes(1).jpg
Sem descrição
71.08 kB10:35, 26 Set 2011edustaudtAções